quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Virgem Santíssima do Bom Sucesso




No longínquo século XVI chegaram à cidade de Quito, no Equador, cinco freiras vindas da Espanha, acompanhadas de uma menina ainda postulante, chamada Mariana, para fundar o Mosteiro da Imaculada Conceição. Favorecida com graças especiais, perseguida tenazmente pelo demônio, ela se tornou símbolo da luta pelo bem entre suas irmãs de hábito e mais tarde foi eleita priora do convento. Teve que enfrentar péssimas freiras que se revoltaram contra ela, a caluniaram e chegaram a jogá-la na prisão do convento.
No dia 02 de fevereiro de 1594, à uma hora da madrugada, Madre Mariana de Jesus Torres rezava prosternada com a face no chão, quando percebeu que alguém estava diante dela. Uma voz doce chamou-a pelo nome. “Era uma belíssima dama sustentando em seu braço esquerdo o menino-Deus, segurando com a mão direita um báculo de ouro adornado de pedras preciosas.” Essa dama disse: “Sou Maria do Bom Sucesso.” Nossa Senhora deu o menino - Jesus para Madre Mariana que O apertou contra o seu coração. A Virgem Maria ali ficou até as 3 horas da manhã. Mandou então que fosse esculpida uma imagem para representá-la: “É vontade de meu Filho Santíssimo que tu mesma mandes executar uma estátua minha, tal como vês, e a coloques sobre a cátedra da Priora. Colocareis em minha mão direita o báculo e as chaves da clausura, em sinal de minha propriedade e autoridade. Colocarás em minha mão esquerda o meu Divino Filho. Eu mesma governarei este meu convento”. Prometeu que a devoção a Ela, sob o nome de Nossa Senhora do Bom Sucesso, seria o para-raio entre a justiça divina e o mundo prevaricador.
A pedido da Rainha dos Anjos e para saber que altura deveria ter a imagem a ser esculpida, madre Mariana retirou o cordão que lhe cingia a cintura e com ele mediu com as próprias mãos a altura da Mãe de Deus. “Dê-me o cordão franciscano que trazes na cintura” – disse lhe a Virgem. No mesmo momento os três Arcanjos, São Miguel, São Gabriel e São Rafael, que A assistiam, fizeram uma profunda reverência diante de Nossa Senhora, e com enorme respeito ergueram a coroa. Ela, então, tomou o cordão e colocou uma das extremidades sobre sua cabeça e ordenou que Madre Mariana tocasse com a outra nos seus pés. Ora, como o cordão era muito curto, houve um milagre e ele esticou-se até alcançar a altura exata da Virgem.
“Aqui tens, minha filha, a medida de tua Mãe do Céu... explique minhas feições e minha postura... Tu, de tua parte, ajuda-o (o escultor)
com tuas orações e com teu humilde sofrimento”.
Cheia de encanto, a Madre tomou aquela preciosíssima relíquia, e durante toda a vida a levou consigo.
Tendo o escultor iniciado a obra não conseguia conclui – lá. Entretanto, na madrugada do dia 16 de Janeiro de 1611, vieram os três Arcanjos e a completaram miraculosamente. Pouco depois, Nossa Senhora em pessoa penetrou na imagem e esta como que tomando vida cantou o Magnificat. Isso aconteceu às 3 horas da manhã. Tudo foi presenciado por Madre Mariana. Na manhã desse dia as freiras do convento ouviram melodias harmoniosas e o claustro todo iluminado por uma luz celestial; outro sopro, outras mãos haviam modelado aquela maravilha.
No dia seguinte, quando o escultor chegou e viu a imagem assim concluída, caiu de joelhos e exclamou: “Madre, que vejo? Esta primorosa Imagem não é obra minha! Não sei o que sente o meu coração, mas é obra angélica, pois um trabalho desse gênero não se pode produzir na terra com mão de frágil barro. Oh não! Escultor algum, por hábil que seja, poderá jamais imitar sequer tanta perfeição e tão maravilhosa beleza”.
Levantando-se em seguida, pediu um papel e tinta para lavrar um documento, jurando que aquela bendita Imagem não fora obra sua, mas de anjos, porque a encontrara acabada e de outra maneira, que não era aquela deixada no coro superior do mosteiro.
Várias outras aparições se sucederam, nas quais a Virgem Santíssima, em pleno século XVI e o começo do século XVII, falou das terríveis provações que haveria no terrível século XX. A imoralidade e a falta de Fé estariam por toda a parte: “No século XIX – em seu término – e em grande parte do século XX, várias heresias se propagarão por estas terras, então república livre. Apagar-se-á nas almas a luz preciosa da Fé, por causa da corrupção quase total dos costumes. Nesse tempo haverá grandes calamidades, físicas e morais, públicas e privadas. O restrito número de almas nas quais se conservará o culto da Fé e das virtudes sofrerá um cruel e indizível padecimento, a par de prolongado martírio...
“Nestes tempos, a atmosfera estará saturada do espírito de impureza, o qual a maneira de um mar imundo, correrá pelas ruas, praças e lugares públicos, numa liberdade assustadora, de tal modo que não haverá no mundo almas virgens...
“Para libertar da escravidão dessas heresias, aqueles a quem o amor misericordioso de meu filho Santíssimo destinar para esta restauração, precisarão ter grande força de vontade, perseverança, coragem e muita confiança em Deus. Para por a prova, nos justos, esta Fé e confiança, haverá momentos em que tudo parecerá perdido e sem possibilidade de andar. Então será o princípio feliz da restauração completa... Terá chegado a minha hora, na qual, de maneira magnífica e impressionante, destronarei o soberbo satanás, colocando-o sob meus pés, acorrentando-o no abismo infernal, e libertando por fim a Igreja e a pátria dessa cruel tirania”. (apud “El Ecuatoriano”, 04-04-1951).
Ao longo dos séculos a Sagrada Imagem de Nossa Senhora do Bom Sucesso não só protegia o convento da Imaculada Conceição de Quito, mas foi penhor de contínuas graças para a cidade e para todo o país.
Sobre a Virgem do Bom Sucesso narram às freiras um fato maravilhoso: às vezes, pela manhã, as extremidades de Seu manto aparecem molhadas a indicar que durante a noite andou Ela pelos jardins do convento, como boa priora, a vigiar, impregnando assim Seu manto com o orvalho da madrugada.
O que impressiona nas revelações de Nossa Senhora do Bom Sucesso é a previsão de fatos que se cumpriram nos séculos seguintes, entre os quais cumpre destacar a descrição da crise e dos castigos previstos em Fátima para os nossos dias.
Muitos são os fiéis que recebem graças pela intercessão de Nossa Senhora do Bom Sucesso. Em nossos dias podemos, e é claro, devemos pedir a Nossa Senhora por todas nossas necessidades particulares, por nossa família, pelos jovens, por nossos amigos e benfeitores, enfim, tudo o que necessitamos, mas, sobretudo, pedir para que Nossa Senhora do Bom Sucesso abrevie os presentes dias de calamidade.



Oração de São Bernardo


Lembrai-vos ó piíssima Virgem Maria que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tem recorrido a Vossa proteção, implorado Vossa assistência e reclamado Vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular, como minha Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso de meus pecados, me prosto a Vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas. Ó Mãe do filho de Deus humanado, mas dignai-vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que Vos rogo. Assim Seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário